segunda-feira, 18 de abril de 2011

Secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, apresentou importantes projetos em encontro de gestores esportivos!

O Encontro de Gestores Esportivos, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), reuniu na manhã da ultima sexta-feira, 15, cerca de 170 participantes, entre secretários municipais de esporte e prefeitos do interior paraense.

O secretário Marcos Eiró, titular da Seel, fez a abertura do encontro lembrando que o governador Simão Jatene já conseguiu realizar muitos feitos em apenas três meses de gestão. E no caso especifico da Seel, as ações ocorreram de forma rápida e decisiva, como a liberação do Mangueirão, exibição das seleções brasileira e russa de nado sincronizado, o festival de surf na pororoca, entre outros. "O desafio agora é desenvolver outras ações na área esportiva como um todo. Queremos criar um modelo de gestão descentralizada com respeito a vocação de cada um", disse.

O secretário também falou sobre o projeto de incentivo ao esporte, baseado na política de incentivo fiscal. "Ja entreguei o projeto ao governador Simão Jatene como forma de abrir novo caminho para incentivar o esporte no Pará. Desta forma podemos ampliar o atendimeto para outras modalidades esportivas", destacou, lembrando, ainda, que o Pará terá de volta o Grande Prêmo de Atletismo, programado para o dia 15 de maio, no Mangueirão, "estamos trabalhando no sentido de melhorar cada vez mais as ações da secretaria. O esporte é cidadania e como tal é um direito de todos", completou.

O encontro de gestores teve a participação do diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Agberto Guimarães, que apresentou o projeto vencedor dos Jogos Olimpicos 2016, na cidade do Rio de Janeiro, e adiantou que as cidades paraenses podem se habilitar ao processo de seleção à fase de pré-jogos ou fase de aclimatação dos atletas. "Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terão a participação de 10.500 atletas e nós precisamos envolver as outras cidades brasileiras nesse processo de recepção e boas-vindas, já que o foco da campanha da cidade do Rio de Janeiro foi o atleta", disse Guimarães, ex-atleta recordista da prova de 800 metros nos Jogos Pan-Americanos de Caracas, em 1983.

Além dos secretários municipais de Esporte, o encontro também teve a participação de quatro prefeitos dos municípios de Mãe do Rio, Acará, Brasil Novo e de Igarapé-Açu, e de Sandra Uegi (PR), que veio conhecer o novo gestor da Seel, Marcos Eiro, e solicitar maior apoio ao desenvolvimento do esporte local. "No governo passado nós fomos esquecidos e agora queremos conversar com a Seel para saber de que forma podemos participar do processo de interiorização. Temos carência nessa área e sabemos que o governador Simão Jatene tem pensamento político em fomentar o esporte e lazer com a construção de quadras poliesportivas e a realização de grandes eventos esportivos", destacou.

O engenheiro Alcir Meira e o advogado Alberto Maia, também proferiram palestras sobre construção de estádios em cidades de pequeno porte e descentralização da justiça desportiva, respectivamente. O projeto dos Jogos Abertos 2011, de integração do Estado por meio do esporte, também foi apresentado aos participantes. Para o secretário Marcos Eiró, o primeiro encontro foi considerado positivo. O secretário-adjunto Christian Costa também participou dos debates, ressaltando que a Seel vai continuar trabalhando no sentido de melhorar as ações voltadas ao esporte e lazer do estado do Pará.


Fonte: Ascom-Seel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Com Maior Numero de Acessos: