quarta-feira, 13 de abril de 2011

Câncer: Uma luta constante, previna-se!

Recebi hoje (13) uma mensagem de e-mail do querido amigo e Deputado Federal Wladimir Costa (PMDB-PA), o Wlad, que fez com que o meu dia começasse de uma maneira diferente, me fazendo despertar sobre algo que eu nunca havia pensado em me preocupar, divulgar ou abraçar a causa! Sabe quando você está lendo, vendo ou ouvindo algo que toca na sua alma. Foi assim que me senti e até agradeço a ele (Wlad) por ter me exposto tal questão em um simples gesto de transmitir uma mensagem. O e-mail falava sobre a história de uma criança que com todo o esforço e dedicação de sua mãe, lutava contra uma doença ingrata, perversa, devastadora e que infelizmente tem levado a vida de muitas pessoas, o Câncer! Fazendo um resumo sobre a triste história pela qual esta criança passou, ela teve infelizmente o mesmo fim de milhões de pessoas que sofrem dessa doença e dessa forma, não tem a oportunidade de continuar as suas histórias.

Sensibilizado com tal situação, eu fiz questão de produzir esta matéria, da qual irá lhe informar sobre o que vem a ser o câncer e os tratamentos que hoje em dia estão disponíveis para que as pessoas possam lutar contra esse mal.

Antes de qualquer coisa, saiba que a “Esperança” jamais deve deixar de existir em relação a sua cura (seguindo rigorosamente os tratamentos disponíveis) ou de qualquer pessoa ligada a você. Imagine o quanto pode ser doloroso perder alguém que você conhece. E agora imagine como seria perder alguém que diariamente está ao seu lado, como um pai, mãe, irmão, filho. Nunca tive tal experiência, que peço a Deus para nunca experimentar, mas acredito que a dor de ver alguém indo embora por uma doença que na maioria das vezes é fatal sem dar muitas chances ou até mesmo nenhuma a quem luta contra ela, deve ser a pior dor do mundo, aquela que começa devagar e quando você pensa que vai parar ela surge com mais força quando o “adeus” vem sem pedir licença!

Algo muito importante precisa ser colocado aqui, o Câncer desde 2003 constitui-se na segunda causa de morte da população brasileira, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida, notificados no Sistema de Informações sobre Mortalidade. Por isso amigos, vamos colaborar com esta divulgação para que muitas vidas sejam salvas com os diagnósticos precoces que são as principais causas de vitorias sobre o Câncer. Quem sabe se com a sua ajuda, nós não conseguiremos mudar essa cultura do brasileiro de “só fechar a porta depois que o ladrão entra”. Leia com atenção as informações abaixo e fique a vontade para reproduzir, seja lá onde for, as mesmas para colaborar com esta ação!

Pois bem, vamos conhecer a doença:

O que vem a ser o câncer?

É uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos).

Quem está vulnerável?

O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade. O câncer causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam. Médicos do Egito antigo (3000 a.C.) registraram doenças que, dadas suas características, provavelmente podiam ser classificadas como câncer.

O câncer tem cura?

Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo. Se o diagnóstico for feito tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações podem aparecer mesmo depois de esse tumor ter sido tratado.

Como detectá-lo?

É comum ouvirmos pessoas dizerem que não fazem exames de rotina por medo de descobrir que têm câncer. Por meio de exames clínicos ou laboratoriais, em geral de realização rápida, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de serem portadores de câncer, são os chamados exames de rastreamento (screening).

Quais os tratamentos disponíveis?

Cirurgia - É a modalidade de tratamento mais antiga e mais definitiva, principalmente quando o tumor está em estágio inicial e em condições favoráveis para sua retirada.

Quimioterapia - A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos extremamente potentes no combate ao câncer, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes.

Radioterapia - É o mais utilizado para tumores localizados que não podem ser retirados por cirurgia (ressecados) totalmente, ou para tumores que costumam retornar ao mesmo local após a cirurgia.

Hormonioterapia - A hormonioterapia é um tratamento que tem como objetivo impedir a ação dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem. A hormonioterapia age bloqueando ou suprimindo os efeitos do hormônio sobre o órgão alvo.

Terapia Oral -. O tratamento antineoplásico oral é uma preferência dos
pacientes ontológicos, pela menor necessidade de visitas ao consultório médico e pela praticidade da administração. Do ponto de vista técnico-assistencial, não há necessidade de acesso venoso, nem de internação do paciente.

Terapia Alvo - Em sua definição mais simples, a terapia alvo implica em um tratamento que tem um alvo molecular específico.

É isso ai amigos, esse é o mínimo, pois sei que muito mais pode ser feito. E você vai fazer algo e abraçar esta causa?




..Mettran

“Knowledge is Power”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Com Maior Numero de Acessos: