terça-feira, 26 de abril de 2011

"EXCLUSIVO" - Aluna acusada de "Bullying" se diz injustiçada por matéria publicada em Jornal de Belém!

Hoje (26) o jornal "Diário do Pará", deu destaque para um caso de Bullying que aconteceu dentro da Escola Estadual de Ensino Médio Vilhena Alves, na Avenida Magalhães Barata, esquina da travessa 3 de maio, bairro de São Brás em Belém.

Segundo o jornal, a estudante Deyeny Pantoja da Costa, 19 anos, aplicou um potente soco no rosto de uma colega, causando hematoma e lesão no olho direito. O fato teria sido registrado na sala 12, do 2º ano do ensino médio, às 10h do dia 19. No mesmo dia, o pai da vítima procurou a Seccional de São Brás e registrou ocorrência da agressão.

Entretanto, a edição do "Diário", não publicou nenhuma manifestação da acusada de praticar o famoso bullying. Com isso a nossa equipe de reportagens do programa "Fala Wlad" da rádio Metropolitana FM, foi atrás de toda e qualquer informação que estivesse ligada ao fato. Lá na "Vilhena Alves", a principio não fomos autorizados a entrar na instituição de ensino para falar sobre o assunto, porém obtivemos autorização após muito dialogo.

Fomos recebidos pela professora de Língua Portuguesa e Educação Especial, Marléia Cardoso, que também faz parte da Coordenação pedagógica da escola e falou em nome da instituição. Conversamos por alguns minutos sobre o assunto, no qual a mesma nos passou a informação de que todas as medidas cabíveis já estariam sendo tomadas tanto pela direção da escola quanto por parte do delegado do caso, Carlos Alberto Antunes Lima, da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa, assim como tais providencias também estariam sendo definidas por ambas as famílias dos envolvidos.

Pois bem, só que quando já tínhamos o parecer da direção da escola prontos para partirmos, percebemos que o assunto de tal agressão era o que mais se comentava ali, assim como em uma parada de ônibus que fica bem em frente ao colégio. Foi justamente onde encontramos a acusada de praticar tal agressão, Deyeny Pantoja da Costa. Não pensamos duas vezes em nos aproximar para conhecer a sua versão, da qual o jornal "Diário do Pará" não publicou.

A mesma aceitou falar com a nossa equipe, tanto do programa “Fala Wlad” que vai ao ar de segunda à sexta-feira de 12:00 às 13:00 na Metropolitana FM - 94,3MHz, quanto com o “Blog do Mettran”, porém ela pediu para que sua imagem fosse preservada. Aceitamos e percebemos que a versão de Deyeny Costa era completamente diferente da qual foi publicado no "Diário do Pará" e relatado pela jovem que teria recebido tal agressão com o prenome de Lorena.


Falando ao - vivo ao radialista e Dep. Federal Wladimir Costa através de nossa reportagem, Deyeny Costa contou que esta situação já vem acontecendo, de maneira intensa, desde o ano passado (2010) e que tudo que foi relatado no jornal não passa de uma injustiça. Chegou a afirmar ainda que a sua reação foi apenas de defesa, contra várias ofensas que a mesma vem sofrendo dentro da escola por vários anos letivos. Deyeny chegou a acusar Lorena de agressão moral e que ela sim (Deyeny) seria a vitima de Bullying que estaria acontecendo de maneira constante.

Deyeny Costa disse ainda que n
unca imaginou que tal situação da qual sempre se sentiu vitima, fosse chegar a ter tal repercussão de uma forma negativa à sua imagem, que segundo ela já vinha sendo depreciada dentro da unidade escolar por Lorena. A mesma pede justiça e que um ponto final seja colocado neste assunto.

A escola se posicionou da seguinte maneira: "Vamos esquecer tudo isso" e passar a desenvolver
atividades voltadas ao combate do Bullying e fazer com que na didática escolar estejam incluídas orientações aos alunos para que se conscientizem sobre os problemas que o mesmo pode trazer para os alunos em geral para uma vida toda. Tentamos contato com a equipe do jornal "Diário do Pará", assim como com a jovem Lorena até então apontada como vitima, porém não obtivemos êxito.

Conheça um pouco mais do famoso Bullying:


É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.


"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.




..Mettran
"Knowledge is Power"


Fotos: Jorge Nascimento


2 comentários:

  1. ei menino lindo,
    tô começando a me paixonar por este repórter, o site da rádio ainda esta funcionado?

    quero te ouvir amanha.

    bjs te adoro lindooooooooo


    sua Renatinha.

    bye

    ResponderExcluir
  2. Oi coração! É sempre um prazer ter você por aqui e fico feliz pelas palavras! Bom,o site da Rádio Metropolitana está funcionando normalmente, é só acessar: www.metropolitanafm.com.br !

    Pelo menos você mata as saudades de Belém ai em Pernambuco! Um bjo!

    ..Mettran

    ResponderExcluir

Postagens Com Maior Numero de Acessos: