segunda-feira, 25 de abril de 2011

Desespero e Tristeza com o incêndio de 10 casas em menos de uma semana em Belém.

Hoje (25) o programa "Fala Wlad" na Metropolitana FM - 94,3MHz transmitiu em sua programação dois momentos que eu acredito que nenhum ser humano gostaria de vivenciar. Com o comando do radialista e Dep. Federal Wladimir Costa e participações de Carlos Baía, além das minhas reportagens e de Tony Carapirá, o programa trouxe uma realidade que muitas pessoas desconhecem e que me chamou muito a atenção. A situação desesperadora de pessoas que são vitimas de uma tragédia como um incêndio.

Com os demais integrantes da equipe de reportagem Jorge Nascimento (Repórter Fotográfico) e Dinho (Motorista), eu vivenciei pelo menos no lado da "observação" o quanto é dificil passar por uma situação igual a essa, onde você vê todos os seus pertences serem consumigos pelo fogo sem deixar absolutamente nada de todas as roupas, eletrodomsticos e outros que foram tão difíceis de conquistar. Principalmente quando se trata de uma área carente.

O primeiro incêndio aconteceu por volta das 20 horas da ultima quarta-feira (20), no final da Avenida Almirante Tamandaré, esquina com a Rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha. Lá cinco famílias ficaram desabrigadas e perderam absolutamente tudo. Um curto-circuito, uma vela acesa ou uma possível explosão provocada pelo vazamento de gás estão entre as possibilidades da causa do incêndio. Uma perícia a ser feita pelo Corpo de Bombeiros indicará o que aconteceu.

Só que o que chama a atenção é que a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) tem um programa de reestruturação de imóveis destruídos por incêndios e pelo menos essas cinco famílias compostas por 17 pessoas, não possuem condições financeiras para pagar a mão de obra que é obrigatório aos beneficiários desta ação da Cohab.

Na realidade é triste ver como tudo e todos ficam muito frágeis quando inesperadamente o desastre vem, talvez para que nos tornemos pessoas bem melhores do que somos passando a valorizar mais o que possuímos ou por qualquer outro motivo que nunca saberemos qual é, mesmo possuindo varias teses.

Estivemos em uma casa antiga no centro da cidade, próximo ao incêndio e constatamos a triste realidade que essas 17 pessoas estão passando, uma realidade de necessidades.

O segundo caso de incêncio também atingiu cinco casas, porém, três casas foram completamente destruídas enquanto duas tiveram danos parciais em suas estruturas. O fato aconteceu em uma vila da Passagem Santa Rosa, entre as Travessas Barão do Triunfo e Angustura, no bairro da Sacramenta. Não houve vítimas, mas as imagens impressionam.

Segundo o corpo de bombeiros, a suspeita é que um curto circuito tenha sido o motivo do incêndio. Peritos estão na área para confirmar as causas das chamas.

A tristeza e desespero também tomou conta dessas pessoas humildes que agora tentam pensar no que irão fazer para que suas vidas recomecem novamente. O interessante é que casos como este estão se tornando comuns na grande Belém, algo que precisa ser tratado com no minimo, campanhas educativas direcionadas à população para que saibam mais aprofundadamente de todos os cuidados que devem tomar para que questões iguais a esta não aconteçam, assim como orientar sobre o que pode ser feito em um terrivel momento igual a esse.

Porém eu acredito que acima de tudo o governo seja ele municipal, estadual ou federal tem que com muita seriedade e rapidez, passar a remanejar essas familias para áreas mais dignas e apropiadas a uma moradia que notoriamente percebemos que é necessária.

Visualizando tal realidade nas fotos de Jorge Nascimento, você poderá perceber o quanto tal situação é triste e desesperadora.


Acreditem amigos leitores, ver o desespero dessas pessoas olhando nos olhos de cada uma delas, fez eu aprender muito mais sobre a vida, além do que aprendemos diariamente e fortificar com mais intensidade um pensamento que tenho há anos, o de valorizar "sempre" o que temos, pois quase sempre não valorizamos coisas simples do nosso dia-a-dia e acabamos não tendo a capacidade de olhar além dos nossos próprios olhos.









..Mettran
"Knlowledge is Power"


Fotos: Jorge Nascimento

3 comentários:

  1. Meus Parabéns, o blog tá muito bonito, muito informativo e de muito bom gosto. Espero q vc continue assim levando a notícia para todos de maneira simples e muito dinâmica.
    De sua Amiga Renatinha.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Renatinha, é um prazer ter a sua visita aqui no Blog assim como de todos os demais leitores. Porém, no seu caso eu fico mais feliz ainda, por ter uma grande amiga por aqui!

    Em relação as suas palavras, saiba que tudo isso é fruto de muita dedicação e compromisso com a noticia. Talvez esse seja o motivo do qual o Blog faz tanto sucesso!

    Um bjo!
    ..Mettran

    ResponderExcluir
  3. Apesar de atuar como Repórter policial por muitos anos na área, não consigo esconder a emoção vividas ao lado dos companheiros Mettran e Dinho (motorista) ao me deparar com cenas como as vividas no dia de ontem, no bairro da Sacramenta em Belém.

    É triste, muito triste ver as pessoas perderem tudo em poucos minutos, o que levaram uma vida inteira para conquistar.



    JORGE NASCIMENTO
    (Repórter Fotografico - Rádio Metropolitana FM)

    ResponderExcluir

Postagens Com Maior Numero de Acessos: