E o que nos chamou muito a atenção foram duas questões:
A primeira é relacionada a completa falta de pudor por parte das pessoas que adquiriram uma vergonhosa e lamentável cultura de urinar em plena via pública, sem se importar com as pessoas que passam ao redor. Enquanto fazíamos uma matéria sobre o valor da passagem de ônibus em frente ao Terminal Rodoviário de Belém, onde diariamente desembarcam pessoas de todas as partes do Pará e do Brasil, os registros de Jorge Nascimento conseguiram flagrar três pessoas urinando na Praça do Operário em menos de 20 minutos, fazendo daquele local público um verdadeiro banheiro a céu aberto. Todos nós sabemos que em pouco tempo o Brasil estará recebendo eventos internacionais como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, porém, com toda essa educação popular, eu creio que iremos deixar uma belíssima imagem a quem resolver esticar a sua viagem e conhecer a nossa terra e os costumes das pessoas que aqui residem na querida Belém do Pará.
O segundo fato nos leva a uma questão importantíssima, a "comunicação", que infelizmente acaba sendo impossível de se realizar quando o cidadão de Belém ou turista resolve fazê-la através de um telefone público, pois em sua maioria os mesmos não têm a mínima condição de oferecer tal serviço e por muitas vezes nem existem. E qual seria o motivo? Vandalismo, simples falta de manutenção ou verdadeira incompetência das operadoras que administram esses telefones? É complicado definir um motivo. Porém, acredito que para que os telefones públicos estivessem em perfeito funcionamento para atender as necessidades da sociedade, a população deveria em primeiro lugar preservá-los, assim como as operadoras por obrigação fundamental deveriam realizar os serviços de manutenção necessários a eles!
E voltando à questão dos turistas. Se eles precisarem de um telefone público para se comunicar e encontrarem esta situação, o que pensarão? Qual imagem eles levarão de nossa cidade?
..Mettran
"Knowledge is Power"
Fotos: Jorge Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário