quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Deputados Estaduais Tiram de Rota Possível Candidatura de Simão Jatene e Rejeitam suas Contas de Governo!


Sempre fui atento a tudo, principalmente ao cenário político. E hoje (01/09), Simão Jatene, sai de cena, ou digo, o ex-governador do Estado, foi tirado de cena de qualquer possível candidatura vindoura, em especial, a qual vinha sendo ventilada, o cargo de Prefeito de Belém, pois teve suas contas rejeitadas pelos Deputados Estaduais na Assembleia Legislativa do Pará - ALEPA, independentemente de o Tribunal de Contas do Estado ‐ (TCE) ter previamente dado seu parecer favorável às suas contas de governo. Mas sem partidarismo de quem lê, pergunto, pode uma votação secreta nesta "altura do campeonato", de fato nos representar?

Sabemos que na política, sem mandato você na grande maioria das vezes, pode ser detentor de diversos títulos, mas de repente, vira um "zé ninguém", aqueles que te bajulavam, te apunhalam, traem e fazem de conta que nunca precisaram de ti, com a justificativa de "estou aqui para defender o povo".

Por sinal, enquanto jornalista, não estou aqui para defender Jatene, sequer recebo honorários na condição de seu advogado, mas penso que devemos analisar o que ocorreu nesta terça-feira na ALEPA.

Os deputados que ali votaram pela rejeição dessas contas, supostamente "pós-doutores em economia e gestão pública", estariam de fato defendendo a população, ou estariam em meio a escusos interesses políticos de quem é o manda chuva, a bola da vez, o mandatário maior do momento?

Pergunto aos senhores, sabem de quem estou falando?

Bom, por vezes já me questionaram, o porquê de eu nunca ter concorrido para nenhum cargo público, em especial, deputado Estadual e Federal, e a resposta tem sido a mesma. Vergonha do que tenho visto. Não desejo ser confundido com o que vemos nessas casas, com raras exceções, em especial, naquela casa de leis no bairro da Cidade Velha.

Mas ao que assistimos hoje, concluo com uma interrogação, "o Tribunal de Contas do Estado de nada entende de Contas do Governo, sendo os deputados do Estado "experts" no assunto", ou "manda quem pode e obedece quem tem juízo" de um centro mais alto que os próprios mandatos existentes no parlamento paraense? Mas quem manda? E quem são esses que "tem juízo"?

No mais, não deveria o povo mandar, ao invés de um único personagem, no centro do poder em uma intensa e contínua estratégia política?

Além disso, da política onde vemos até boi voando, o que ainda me causa espécie, grande surpresa é ver alguns deputados contra os seus apoiadores eleitores pela política do poder, além de "cuspirem no prato que comeram" pela ganância do que no momento se oferta, pensam que ninguém os observa, ledo engano!

Está mais do que na hora de no fim de tudo isso, o cidadão não mais ser apenas partícipe do grupo de "massa de manobra", enquanto os "seus representantes", representam um único interesse, estranho ao de quem os elegeu!

(Mettran Senna)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Com Maior Numero de Acessos: