terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ESTADO DO PARÁ PERDE UM DE SEUS MAIORES LÍDERES POLÍTICOS!

O Estado do Pará vive hoje (19/02) um momento que marca a sua história na política, o da perda de um dos seus maiores líderes, Almir José de Oliveira Gabriel.
Almir Gabriel e o radialista Wladimir Costa na rádio Rauland.
(Foto: Jorge Nascimento)
O político estava internado desde o último dia 06, vítima de um enfisema pulmonar, uma doença degenerativa que provoca a perda de capacidade respiratória e oxigenação insuficiente, tendo como uma de suas causas a exposição prolongada ao fumo de tabaco. Ele também enfrentava um edema. O corpo de Almir Gabriel será velado no palácio Lauro Sodré onde receberá homenagens oficiais como chefe de estado e seu sepultamento ocorrerá em Castanhal.

Na foto acima, recentemente postada na rede-social (Facebook) oficial do Deputado Federal Wladimir Costa (PMDB-PA), ainda muito bem de saúde o então governador concedia uma entrevista exclusiva ao programa Chamada Geral da Rádio Rauland, atual Comando Geral na Rádio Metropolitana.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Almir Gabriel iniciou sua trajetória política em 1979, quando foi Secretário de Saúde, e depois, Secretário de Segurança no segundo governo de Alacid Nunes (1979-1983).

Em 1982 aproximou-se do PMDB e apoiou Jader Barbalho ao governo do estado. Eleito, Jader nomeou Almir como prefeito de Belém em 1983 a 1986 (na época prefeitos de capitais eram indicados pelo governador), no mesmo ano elegeu-se senador pelo PMDB. Ao deixar o PMDB foi um dos fundadores do PSDB às vésperas das eleições municipais de 1988, quando concorreu a vice-presidência na chapa de Mário Covas.

Após alguns anos, Almir Gabriel se tornou Governador do Pará, estado que governou por dois mandatos consecutivos entre 1995 e 2002.





(Mettran Senna - A Realidade da Notícia!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Com Maior Numero de Acessos: