quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PUPUNHA, UM VÍCIO DO POVO PARAENSE!

Na manhã desta quarta-feira (30/01) ao circular pelas ruas de Belém em reportagem para a Metropolitana FM - 94,3 MHz, tive o prazer de encontra-la, a famosa "Pupunha", fruto de uma palmeira chamada Pupunheira que pode chegar a até 20 metros de altura e tem sua origem nas florestas tropicais, na qual o seu fruto (a pupunha) é um dos mais consumidos na Amazônia, em especial no estado do Pará onde é cozido na água e sal e servido normalmente com café quente.

Vendedor  de pupunha Ronildo. (Foto: Jorge Nascimento)
A grande satisfação se dá pelo fato de nós termos passado um grande período fora da época em que a pupunha é comum nas feiras e esquinas do centro de Belém do Pará. Segundo o vendedor Ronildo, neste mês de Janeiro o fruto ainda está em falta, porém começa a entrar no seu período de colheita e se intensificar pelo mês de fevereiro e mais intensamente nos meses de março e abril. Porém independente de haver uma ligação da safra do fruto com o período de chuvas (inverno amazônico), durante o ano inteiro há como encontrar o fruto, porém, um pouco mais seco e em numero bem reduzido.

Travessa 14 de Março com Av. Nazaré - Centro de Belém.
Em conversa com o vendedor Ronildo, o mesmo informou que o preço do fruto atualmente está acima das expectativas de grande parte das pessoas que costumam consumi-lo, variando entre R$15 e R$20 o quilo.

Entretanto, estes valores tendem a cair consideravelmente pelos próximos meses quando aumentar a quantidade do fruto nas feiras de Belém em seu período de colheita.

Apesar dos valores, com o surgimento do fruto a disposição do consumidor, o vendedor afirma que os preços não têm sido obstáculos para quem quer consumir o fruto.

E para ser sincero, concordo plenamente, pois assim como muitos eu também acabei não resistindo e fui tentado a levar um pouco de pupunha comigo por não resistir ao seu sabor!

Foto: Jorge Nascimento

Vale ressaltar que segundo especialistas, a pupunha possui várias propriedades que contem grandes quantidades de carboidratos que liberam energia para o corpo. A pupunha possui vitamina A, que é boa para a visão e pele e também tem fibras que ajudam no funcionamento do intestino. 




(Mettran Senna - A Realidade da Notícia!)

Um comentário:

  1. Como faço pra entrar em contato com alguem do Pará . Sou apaixinado por pupunha. E moro hoje no piaui. Queria alguem de bom coração pra entrar en contato comigo pra conversamos pra ver a possibilidade de me enviar. Sempre tem onibus e caminhão de peixe que vem e.poderiam trazer. Desde ja agradeço. Meu contato whatsap é (86) 994272345

    ResponderExcluir

Postagens Com Maior Numero de Acessos: